PRODUÇÕES DOS ACADÊMICOS - TRABALHOS FINAIS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO 3º ANO PRODUZIDOS EM 2013
1. PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEMAT - ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA/2013.
Acesso: http://www.anais.ueg.br/index.php/enemat/
O QUE É SER UM PROFESSOR PESQUISADOR? COMO O ESTÁGIO PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DESTE PERFIL PROFISSIONAL?
OLIVEIRA, Camila Kássia Monteiro de¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira da Silva²
Ver trabalho completo - Anais II ENEMAT/2013
UMA REFLEXÃO SOBRE USO DOS JOGOS COMO FACILITADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, À PARTIR DO USO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO OBJETOS DE PESQUISA
SANTOS, Paula Roberta dos¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva²
Ver trabalho completo - Anais II ENEMAT/2013
O PERFIL PROFISSIONAL NECESSÁRIO PARA O PROFESSOR DO SÉCULO XXI E A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
CASTRO, Renato Lourenço¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva²
Ver trabalho completo - Anais II ENEMAT/2013
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO: PRÁTICA EDUCATIVAS EM DEBATE à PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
BUENO, Luzia Leão de Oliveira¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva²
Ver trabalho completo - Anais II ENEMAT/2013
A PROFISSÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA SALA DE AULA E O ESTAGIO SUPERVISIONADO COMO INSTRUMENTO
DE REFLEXÃO SOBRE ESTAS QUESTÕES
BATISTA, Pedro Henrique Cassimiro de Paula¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva²
Ver trabalho completo - Anais II ENEMAT/2013
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR
SILVA, Letícia de Oliveira¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira da Silva²
FORMAÇÃO DOCENTE: UM ASPECTO IMPORTANTE À INICIAÇÃO DE CARREIRA
CRUVINEL, Junior Carlos¹; PERES, Thalitta Fernandes Carvalho²
2. PUBLICADOS NOS ANAIS DO III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA UEG, CAMPUS IPORÁ/ 2013.
Acesso: http://www.anais.ueg.br/index.php/congressoeducacaoipora/article/view/4098/2386
A FORMAÇÃO INCIAL DO PROFESSOR E A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NA SALA DE AULA
OLIVEIRA, Camila Kássia Monteiro de¹, OLIVEIRA, Claudimary Moreira da Silva²
Ver trabalho completo - Anais do III Congresso de Educação da UEG, Câmpus de Iporá
AS NECESSIDADES BÁSICAS PARA QUE O EDUCADOR PROPORCIONE AOS SEUS ALUNOS UMA FORMAÇÃO ADEQUADA ÀS
EXIGÊNCIAS DO SECULO XXI E A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
BATISTA, Pedro Henrique Cassimiro Paula¹, OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva²
Ver trabalho completo - Anais do III Congresso de Educação da UEG, Câmpus de Iporá
AS VIVÊNCIAS DO COTIDIANO E O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO PARA A COMPREENSÃO DESTAS RELAÇÕES
CAMPOS, Uelton Sebastiao de¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva²
Ver trabalho completo - Anais do III Congresso de Educação da UEG, Câmpus de Iporá
LUDICIDADE: UMA PRÁTICA DE ENSINO, SENDO VIVÊNCIADA NAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
SANTOS, Paula Roberta dos¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva²
Ver trabalho completo - Anais do III Congresso de Educação da UEG, Câmpus de Iporá
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO TERCEIRO ANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Nesta pesquisa o que se deseja é analisar a mediação pedagógica dos acadêmicos estagiários do quarto ano do curso na realização de Investigação Matemática com o Geogebra em sala de aula. Entretanto, para analisar a ação didática dos acadêmicos é importante compreender foram preparados para a execução desta estratégia metodológica de ensino, logo, torna-se necessário conhecer como se deu o processo de trabalho para a formação inicial dos futuros professores durante o estágio desde terceiro ano do curso.
A professora orientadora desta turma do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá os orienta nas atividades de estágio desde o ano de 2013 quando teve início a primeira fase do Estágio Supervisionado do terceiro ano do curso. Ao começar as orientações, logo após a apresentação do projeto de estágio do curso para os acadêmicos, a orientadora apresentou aos alunos uma seleção de obras relacionadas à formação do professor, a profissão em si e a importância do estágio nesta formação inicial como, por exemplo, Demo (2002), Fiorentini e Lorenzato (2009), Pimenta e Lima (2008), Pimenta e Anastasiou (2010), Charlot (2005), D'Ambrósio (1996), Freire (1996), Lima (2012), Nóvoa (1992), Braumann (2002), dentre outros. Apresentou também alguns documentos como o Parecer 009/2001 do Conselho Nacional de Educação e o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá e o Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Estadual de Goiás (PPI).
Solicitou-se que cada estagiário escolhesse duas destas obras para realizar a primeira atividade do estágio que foi leitura das obras escolhidas. Depois da leitura, nos encontros de estágio, aconteceu a realização de seminários sobre as obras com o objetivo de discutir o Estágio Supervisionado, a formação do professor e a profissão, confrontando os pontos comuns e divergentes destas obras. Paralelamente aos debates teóricos iniciou-se a observação participativa dos estagiários na escola, com intenção inicialmente, não somente de análise específicas de sala de aula, mas de identificação dos desafios profissionais vivenciados pelos professores e outros aspectos que envolvem o trabalho educacional na escola.
A segunda atividade foi a escolha e delimitação do tema de pesquisa a partir da problemática que cada um identificou como aquela que norteará o seu estágio durante o ano. A problemática foi identificada por meio das leituras e debates teóricos na Universidade e por meio das relações que inicialmente fizeram das questões em debate com o contexto da escola observado nas visitas, entrevistas com professores e diretores, participação em reuniões, conselhos de classe, dentre outras atividades. A atividade seguinte foi a elaboração do projeto de pesquisa do estágio do terceiro ano do curso em que cada acadêmico delimitou uma pergunta que deveria ser respondida durante as pesquisas teóricas e práticas do Estágio Supervisionado durante o ano de 2013.
No estágio do terceiro ano do curso se deu o início da atividade docente por meio do estabelecimento dos primeiros contatos com a escola campo, o desenvolvimento atividades que possibilitaram aos futuros professores conhecerem a estrutura física, política, pedagógica, a organização administrativa, os desafios e realizações e ainda auxiliar o professor em sala de aula realizando a monitoria e participando de atividades preestabelecidas pelo professor orientador e o professor regente e/ou profissional supervisor. Todas estas atividades tiveram como objetivo a adaptação e incorporação de atividades, comportamentos e valores próprios da profissão docente pela própria ação dos estagiários, provocando amadurecimento profissional, psicológica e social gerando oportunidade pra refletir sobre a escola e o trabalho do professor dando início assim a construção das suas identidades de professores. E teve como objetivo também responder as questões de pesquisa dos projetos dos estagiários que utilizaram da própria prática no Estágio Supervisionado como objeto de pesquisa.
O estágio foi utilizado como espaço de realização de pesquisa em que por meio da utilização das suas próprias experiências na escola como objetos de investigações os futuros professores tiveram a oportunidade realizar reflexão e produção de conhecimentos relacionados à profissão docente. As pesquisas aconteceram de forma sistematizada, com uso de procedimento científico, partindo da formulação de um problema, passando pela coleta e análise de dados identificando inter-relações com conhecimentos dos fundamentos teóricos que propiciaram a construção de conhecimentos, formação de saberes e desenvolvimento de habilidades necessárias para o exercício da docência por meio a integração entre teoria e prática e pesquisa e reflexão. Assim promoveu-se a "formação da capacidade para articular os conhecimentos teóricos à sua prática profissional e de reflexão sobre a educação na sociedade em que se situa o papel do professor e do aluno na prática social dos indivíduos e a finalidade da ação pedagógica." (OLIVEIRA E PERES, 2013, p. 10).
Conforme previsto no projeto de estágio do curso a redação e estruturação do trabalho final foi uma etapa importante para a conclusão do estágio. Os trabalhos produzidos pelos alunos em forma de resumos expandidos ou artigos foram publicados e apresentados para a comunidade acadêmica no o Encontro de Educação Matemática da UEG/Iporá (ENEMAT) e foram apresentados também no Seminário de Estágio Supervisionado da UEG/Iporá.
No Estágio Supervisionado desta série, buscou-se quebrar ou superar a fragmentação entre a teoria e a prática. Não se teve ideia de confronto entre elas. A ideia usada foi a de práxis em que o estágio se desenvolveu com postura investigativa em que os alunos observaram, refletiram e fizeram intervenções nos contextos da escola e na vida dos professores e alunos e buscando a partir das experiências vivenciadas identificarem os desafios da profissão docente, analisar metodologias de ensino e aprendizagens e instrumentos didáticos, refletir sobre as práticas educativas a avaliação e o planejamento, sobre o que é ser professor pesquisador, sobre o perfil necessário para o professor do século XXI e sobre a função social do professor como agente de mudanças sociais. Logo, o estágio realizado nesta perspectiva "não é atividade prática, mas atividade teórica, instrumentalizadora da práxis docente, entendida esta como a atividade de transformação da realidade." (PIMENTA E LIMA, ano, p. 10).
Assim, o estágio realizado por esta turma do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá, se afastou "da compreensão até então corrente, de que seria a parte prática do curso." (PIMENTA E LIMA, ano, p. 09). Por meio de uma nova postura em que o "estágio que deve caminhar para a reflexão, a partir da realidade." (Ibid.). As pesquisas realizadas se deram de forma que fosse possível ao professores em formação visualizarem e analisarem os contextos das escolas campo de forma ampliada e assim pudessem obter nas teorias as possibilidades instrumentais para a realização das investigações e das análises e que a partir destas ações pudessem fazer questionamentos relacionados ás práticas escolares, das instituições, dos gestores, dos professores, dos alunos e das suas próprias. O estágio realizado nestes moldes está de acordo com Pimenta e Lima (ano, p. 10) quando afirmam que o estágio como práxis deve ser uma "atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade." Destacando que isto quer dizer que "é no trabalho docente do contexto da sala de aula, da escola, do sistema de ensino e da sociedade que a práxis se dá". (Ibid.).
Como o foco desta pesquisa do mestrado são as atividades de Estágio Supervisionado do quarto ano do curso, é importante esclarecer que neste trabalho fez-se a descrição do estágio do terceiro ano, apenas para compreensão de todo o contexto em que se deram as atividades na série seguinte. Não se fez a análise dos trabalhos produzidos nesta série, contudo para conhecê-los basta acessá-los acima, no início desta página.
Todos os direitos reservados
Autora: Claudimary Moreira Silva Oliveira
Orientador: Dr. Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Aluna do mestrado em Educação, Cências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Játaí.